Artroplastia de Quadril

Por Marcelo Buchmuller de Oliveira

A artroplastia é um procedimento cirurgico que visa substituir um quadril danificado por um artificial. O significado da palavra artroplastia é substituição articular (artro: articulação / plastia: substituição). Foi desenvolvida na década de 60 por um médico inglês chamado john charnley para tratar quadris com algum tipo de destruição articular associada a dor importante

Este procedimento apresenta muitas indicações, como artrose (desgaste), osteonecrose (morte das celulas da cabeça femoral), algumas fraturas do quadril e algumas fraturas de bacia, defeitos do quadril que evoluem para artrose, sequelas de doenças do quadril na infância, alguns tumores na cabeça do femur, doenças reumáticas que afetam a articulação do quadril e evoluem com artrose, anquilose (fusão natural do quadril), artrodese (fusão cirurgica do quadril) entre outras.

É um procedimento que tem um indice de satisfação muito grande por parte dos pacientes já que estes dão entrada no bloco cirurgico com dores fortes e geralmente com 2 dias de pos operatório já estão andando com poucas dores, que tendem a sumir com a cicatrização da cirurgia. Com poucos meses geralmente já estão andando sem ajuda de muletas e sem dor. Em comparação a outras cirurgias ortopedicas, a artroplastia é um procedimento cirurgico que possui um pos operatorio pouco doloroso, mesmo sendo uma cirurgia de grande porte.

No passado este procedimento era considerado bem indicado apenas para pessoas mais idosas, mas com o avanço das tecnicas e da melhora da qualidade dos materiais, hoje é um procedimento que pode ser feito em qualquer idade, desde que o esqueleto seja maduro. É um procedimento contraindicado em crianças pois o esqueleto das mesmas ainda está em desenvolvimento.

Seu objetivo principal é proporcionar um quadril funcionante e sem dor para que o paciente tenha uma boa qualidade de vida e, com algumas adaptações, leve uma vida normal. Entretanto, é importante que, a ser submetido a este procedimento, se tenha consciência de que prótese de quadril não é um quadril novo, e sim um quadril artificial. Por isso, todo paciente protetizado deverá ter alguns cuidados com sua prótese ao longo da vida para evitar problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>