Toda pele, seja ela normal, mista, oleosa ou seca, tem uma barreira natural contra agressões e contaminações que venham do mundo lá fora – poluição, fumaça de cigarro, bactérias e micro-organismos em geral. É o manto hidrolipídico, composto por uma porção lipídica (a oleosidade natural da pele), uma porção hídrica (os líquidos que perdemos na transpiração) e uma porção gasosa.“Ele funciona como uma armadura”, resume a dermatologista Seomara Catalano, coordenadora da pós-graduação em dermatologia das Faculdades BWS. Só que é uma armadura frágil. Nas estações mais frias do ano, ela conta, a pele tende a sofrer ressecamento porque o manto hidrolipídico é enfraquecido pelo clima e pelos nossos hábitos. “Como a temperatura ambiente fica mais baixa, tendemos a tomar banhos mais quentes e demorados. A temperatura alta da água, aliada ao uso de sabonetes e buchas, acaba por dissolver e remover a parte oleosa dele.”
Segundo a dermatologista Adriana Cairo, médica preceptora da residência em dermatologia do Complexo Hospitalar Heliópolis e dona da clínica que leva seu nome na cidade de São Paulo, as condições do nosso país contribuem muito para isso. “Nosso inverno é frio e seco, e no Brasil não temos um sistema de calefação como o dos países frios. Por isso, a tendência é aquecer o corpo com a água quente”. E, então, a perda da barreira natural de proteção deixa a pele mais exposta.
Não é uma exposição apenas visual: mais do que ficar com uma aparência ressecada e descamada, a pele pode adoecer. “Sem uma hidratação adequada, as chances de causar um desequilíbrio e ocasionar doenças de pele nessa época do ano são altas”, alerta Adriana. Seomara acrescenta que o ressecamento favorece a contaminação por batérias e fungos: “Isso provoca um processo inflamatório na pele com coceira e comichão, desencadeando lesões ou piorando as que já existiam.”
Resumo da ópera: manter a pele hidratada não é só uma questão de estar bonita, é um caso de saúde MESMO. Com a ajuda de Adriana e Seomara, vamos entender como a falta de hidratação atinge cada parte do corpo.